segunda-feira, 1 de agosto de 2016

   Algumas flores desabrochando

   Oi gente. Estou um pouco preocupada com minha gloxínia, pois tive que cortar alguns botões, eles estavam murchado e as pétalas parecendo queimadas, antes de desabrochar por completo, devido estarem muito machucadas como havia relatado na postagem anterior. Algumas flores estão abrindo, mas ela está debilitada e frágil demais. Estou tomando muito cuidado com as regas, pois está no período de floração, precisa de água, mas não exageradamente, pois apodrece muito fácil. Os botões que cortei, abri e deixei dentro de um pote, vou ver se encontro alguma coisa relacionada a conservação e plantio de sementes. Se observarem as fotos, dá pra ver partes do caule (pedúnculo) cortado, dos botões que enfraqueceram.
   Sobre as sementes, sei que através delas, consigo exemplares com outras cores, diferente da multiplicação por estaquia ou divisão de tubérculo, onde a cor repete a da planta matriz.





    Aqui, ainda dá pra ver dois botões que estão com as bordas das pétalas machucadas, não cortei eles para ver se eles conseguem desabrocharem.
 

   Tirei mais algumas folhas e resolvi tentar conseguir mais mudas, vi uma técnica que parece mais eficaz... Cortei a folha no caule e parti ela em pedaços. Plantei em um recipiente de plástico (aqueles que a gente compra fatias de bolos no mercado) com terra e turfa, com um pouco de areia. Reguei e tampei, fiz alguns furos no fundo da embalagem para não reter muita água, vou conservar para manter a terra úmida, mas não encharcada, agora  esperar o resultado...





 
Cuidar dessas plantas é muito envolvente, elas são encantadoras! Quanto tiver novidades, volto aqui. Beijos.